Portal BEI

Níveis dos reservatórios podem superar 70% em três subsistemas

Fonte: Henrique Hein

Níveis dos reservatórios estão estáveis e podem superar 70% em três subsistemas

Entre os subsistemas, os maiores avanços são projetados para o Sul. Foto: Flickr/UHE Foz do Chapecó

Três dos quatro subsistemas brasileiros devem encerrar o mês de abril com níveis de reservatórios acima de 70%, sendo o Sul a exceção, com 56,8%, segundo estimativa divulgada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). 

Para as demais regiões, as previsões são as seguintes: o Norte com 96,5%, o Nordeste com 77,5%, e o Sudeste/Centro-Oeste com 74,4%. 

“As perspectivas para o comportamento da carga são de crescimento no SIN (Sistema Interligado Nacional) e em todo o Brasil”, destaca o Operador, alertando que a aceleração deverá ser de 8,2%, cerca de 80.053 MWmed. 

Os maiores avanços são projetados para os reservatórios do subsistema Sul, com 10,3% (13.893 MWmed), e para o Nordeste, com 9,0% (13.287 MWmed).

Já a carga no Sudeste/Centro-Oeste deve expandir 7,7% (45.402 MWmed), enquanto que no Norte deve registrar aumento de 6,1% (7.471 MWmed). 

De acordo com o ONS, os números são comparações entre as estimativas de abril de 2024 ante o verificado no mesmo período de 2023. 

Foto: ONS/Divulgação


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!