No quarto trimestre de 2023, a empresa registrou crescimento de 22% na receita de nuvem, potencializado pelo investimento em IA na plataforma CXone
O impacto da Inteligência Artificial no mercado de Customer Experience (CX) está potencializando o crescimento de empresas que se prepararam para aproveitar as possibilidades trazidas pela tecnologia. Exemplo disso é a NICE, que na última década investiu em IA e desenvolveu a plataforma CXone.
Atualmente, ao oferecer uma plataforma baseada em nuvem que entrega uma solução completa e automatizada de CX – capaz de entender a jornada do cliente, antever necessidades e entregar personalização –, a empresa vem ganhando marketshare e consolidando-se na liderança do mercado.
Em 2023, a NICE cresceu 300% no número de negócios de IA e encerrou o ano com uma receita total de US$ 2,4 bilhões – um incremento de 9% em relação ao ano anterior. Apenas no quarto trimestre, a receita de nuvem teve aumento de 22% e a receita operacional de 30%.
“Está mais claro do que nunca que a Inteligência Artificial se tornou um catalisador abrangente que desbloqueia múltiplos vetores de crescimento”, afirma Bark Eilam, CEO da NICE. “Nossa tecnologia de ponta, apoiada por nossos ativos de dados exclusivos, está ampliando as taxas de sucesso da NICE em nuvem – em todos os níveis – e servindo de base para a rápida expansão no envolvimento digital. Isso catalisa o poder de convergência que impulsiona a adoção da nossa plataforma e atua como fonte de um número crescente de novas soluções baseadas em IA com diversos e novos fluxos de receita”, completa.
Entre os novos geradores de receitas está o avanço da IA conversacional dentro da plataforma CXone. No início deste ano, a NICE anunciou a aquisição da LiveVox, empresa líder de mercado no contato proativo orientado por IA, o que deve contribuir de forma incremental com aproximadamente US$ 142 milhões para a receita em nuvem em 2024.
As perspectivas para 2024
Entendendo que a adoção de ferramentas de IA representa a única forma de escalar experiências humanizadas e hiperpersonalizadas, as empresas devem cada vez mais buscar por parceiros que as ajudem a implementar soluções de forma assertiva e eficiente, gerando valor para os clientes. Nesse sentido, as perspectivas da NICE para 2024 são as melhores possíveis.
Já no primeiro trimestre deste ano, a empresa espera que as receitas totais não GAAP fiquem entre US$ 650 milhões e US$ 660 milhões, representando um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2023.
Para o exercício completo de 2024, a perspectiva é de que as receitas totais fiquem entre US$ 2,715 bilhões e US$ 2,735 bilhões. Um crescimento estimado de 18% na receita de nuvem contribuirá para isso.