Portal BEI

Microsoft lança novos cursos gratuitos de IA ministrados apenas por mulheres

Fonte: Bianca Alvarenga

Em um movimento para promover a democratização do conhecimento em inteligência artificial (IA) no Brasil, a Microsoft anunciou o lançamento do FluêncIA. Trata-se de um pacote de cursos online totalmente gratuitos, projetados para capacitar qualquer pessoa que esteja interessada em explorar o mundo da IA generativa ou atualizar suas habilidades para corresponder às demandas do mercado de trabalho.

Uma característica do programa é que todos os conteúdos foram ministrados exclusivamente por especialistas mulheres da Microsoft, que se destacam em áreas como inteligência de dados, IA, computação em nuvem e vendas.

O objetivo é reforçar que não há distinção de gênero para carreiras de tecnologia, nas quais as mulheres são minoria. As aulas são em português e estão disponíveis por meio das plataformas de ensino de alguns parceiros listados no site do Conecta+, Hub de qualificação profissional da Microsoft, dentre os quais se destacam a Escola do Trabalhador 4.0, a ATN, e o Capacítate da Trust for the Americas. 

Ao todo, serão cerca de 4 horas de aulas gravadas por Stéfany Mazon, diretora de Soluções de Azure da Microsoft Brasil, Milene Coelho, especialista de contas de publicidade da Microsoft Brasil, Tatiana Aidar, especialista de dados e IA da Microsoft Brasil, e Renata Marinho, especialista de Soluções de Modern Work da Microsoft Brasil. Os conteúdos abordarão os temas: A história da IA; Inteligência Artificial Generativa; A evolução das buscas on-line; Como ser mais produtivo usando o Bing Chat; Ética em IA e Como usar o Microsoft Copilot. Os treinamentos poderão ser acessados pelos alunos nas plataformas dos parceiros.  

As ferramentas de inteligência artificial já são uma realidade em empresas de todos os setores e começam a ter o seu uso expandido para diversos departamentos, por meio do Copilot. O Copilot é a ferramenta de IA generativa da Microsoft que foi agregada às soluções da empresa como Windows, Microsoft 365, Azure, Dynamics, entre outros.

Segundo um estudo da Microsoft sobre o uso do Copilot no Microsoft 365 no ambiente de trabalho, feito com as empresas clientes que fizeram parte do programa de acesso antecipado , 70% dos usuários relataram aumento na produtividade. O uso da solução melhorou a qualidade do trabalho para 68% dos entrevistados, que também afirmaram que a solução ajudou a impulsionar o processo criativo. Além disso, os usuários foram 29% mais rápidos em tarefas específicas como pesquisa, redação e resumo. Com ampliação do uso dessas ferramentas, é primordial que a força de trabalho saiba não apenas usar a IA, mas também entenda como a tecnologia funciona e como utilizar os recursos de forma ética e responsável.  

“As rápidas transformações no mundo do trabalho, geradas pelos avanços da tecnologia, fazem com que seja necessário um processo contínuo de capacitação do trabalhador. Sem pessoas qualificadas para lidar com as novas ferramentas, não é possível implementá-las no País, o que gera atrasos no desenvolvimento econômico do Brasil em comparação a outros países, que possuem índices melhores de habilidades digitais. A falta de qualificação profissional tem sido o maior entrave para a transformação digital localmente. Além disso, é importante manter o trabalhador atualizado para gerar melhores oportunidades econômicas e garantir que ninguém seja deixado para trás no processo constante e dinâmico de transformação digital global. Essa é uma das questões que buscamos endereçar por meio do FluêncIA e das inúmeras ofertas de treinamentos gratuitos, parcerias com instituições de ensino e ONGs”, explica Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil.   

Desde 2020, a empresa criou o Plano Microsoft Mais Brasil, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável do País. Entre os seus pilares está Educação, capacitação profissional e empregabilidade; e, desde que implementou essa iniciativa a empresa já impactou cerca de 8 milhões de pessoas até janeiro de 2024, e mais de 2 milhões de pessoas já concluíram, pelo menos, um curso.  

Os interessados nos novos cursos de qualificação e inteligência artificial da Microsoft poderão acessar os conteúdos nas plataformas de e-learning dos parceiros da Microsoft listados no site do Conecta+.  Ademais, ONGs e portais de educação podem ter acesso ao conteúdo para inserção em suas plataformas de e-learning. Para isso basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] e solicitar acesso aos cursos. 



Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!