O McDonald’s, uma das maiores redes de fast food do mundo, possui hoje mais de 41 mil restaurantes espalhados em diversos países. Segundo a empresa, cinco mil unidades foram abertas nos últimos dez anos, com crescimento avançado em países como Brasil e China. Agora, a empresa acaba de anunciar aos seus investidores que esperar abrir cerca de 10 mil novas unidades até 2027 – sendo que duas mil delas serão inauguradas ainda esse ano.
Das novas lojas, 900 serão abertas nos Estados Unidos e outras 1.900 em diversos mercados onde opera, como Alemanha, Austrália, Canadá e Reino Unido. Já 7 mil funcionarão em países que são operados por empresas licenciadas, como na China, que receberá metade desse contingente. Como resultado dessa expansão agressiva, o McDonald’s terá mais 50 mil restaurantes daqui quatro anos, representando o período de crescimento mais acelerado da história da companhia.
A ampliação não é em vão. Para 2023, espera-se que as vendas globais alcancem o valor de US$ 130 bilhões, sendo mais de US$ 50 bilhões somente nos Estados Unidos. Por meio das novas lojas, a empresa espera impulsionar as vendas das lojas em 2% em 2024, e na sequência 2,5% anualmente.
“O sistema McDonald’s demonstrou uma execução excepcional de nossa estratégia de ‘Aceleração dos Arcos’ e está entregando resultados tremendos em nossos principais pilares de crescimento”, afirmou Chris Kempczinski, presidente e CEO do McDonald’s. “Temos uma trajetória clara para o crescimento futuro, à medida que continuamos a construir sobre a força da marca, presença global e ecossistema digital que resultaram em vantagens competitivas incomparáveis e solidificaram o McDonald’s como uma das principais marcas voltadas para o consumidor no mundo”.
Proximidade e conveniência
Desde 2019, a empresa vem gerando um crescimento de 30% nas vendas por meio de sua estratégia Accelerating the Arches – ou “Acelerando os Arcos”. Com a expansão, o McDonald’s espera estar mais próximo de seus clientes no mundo inteiro e, dessa forma, impulsionar o formato de entrega por delivery. Se em 2017 os pedidos a domicílio representaram cerca de US$ 1 bilhão globais, as vendas já cresceram mais de US$ 16 bilhões desde então. Para 2027, a empresa pretende originar 30% de suas vendas por delivery pelo aplicativo mobile da marca.
Além disso, o McDonald’s pretende expandir sua base de clientes do programa de fidelidade para 250 milhões de usuários ativos em um período de 90 dias, além de obter R$ 27 bilhões em vendas para esse grupo até 2027. Em comparação, hoje a empresa possui cerca de 150 milhões de usuários ativos em seu programa de fidelidade, alcançando US$ 20 bilhões em vendas em todo o mundo.
Restaurantes conectados
O McDonald’s também anunciou uma nova parceria estratégica com a solução do Google Cloud para conectar os restaurantes da rede e aplicar ferramentas baseadas em Inteligência Artificial (IA) generativa. Trata-se de uma forma de ajudar a acelerar a inovação de automação de indústrias de equipamentos e permitir que gerentes dos restaurantes possam agir rapidamente para reduzir disrupções nos negócios.
A empresa também explica que as ferramentas ajudarão a reduzir a complexidade da operação para as equipes dos restaurantes, além de levar mais benefícios aos clientes da rede, com refeições mais quentes e frescas. A partir de 2024, a empresa também irá começar a lançar um novo software universal a partir do qual todos os clientes e plataformas digitais dos restaurantes irão utilizar – desde o aplicativo do McDonald’s até os programas de fidelidade aos quiosques.
Dessa forma, a ideia é que, com a maior escala de informações adquiridas de todo o mundo, os modelos de IA generativa do McDonald’s poderá captar mais padrões e nuances globalmente e, assim, gerar testes e soluções de automação mais precisas para melhorar as operações dos restaurantes.
“Estamos focados em tornar a IA mais útil para todos, com o potencial de desbloquear muitas novas oportunidades para inovação”, disse Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet. “A indústria de restaurantes já está se beneficiando desses avanços, e estamos animados para ver como o McDonald’s usará nossa IA generativa, computação em nuvem e ferramentas edge computing para aprimorar sua icônica experiência gastronômica para seus funcionários e clientes ao redor do mundo”.