O Magazine Luiza acaba de lançar seu próprio serviço de nuvem pública, o Magalu Cloud. A empresa, que tem um diversificado leque de negócios, como marketplace, mídia – Jovem Nerd e Canaltech, por exemplo –, meios de pagamentos, conta digital, como o MagaluPay, serviços de anúncios, consórcio e varejo, agora entra no mercado de infraestrutura digital em nuvem. O objetivo é atender outras empresas brasileiras que estejam em suas jornadas de digitalização.
A empresa aponta que a vantagem do Magalu Cloud está justamente em sua nacionalidade, uma vez que seus produtos e serviços serão oferecidos em reais e a preços mais acessíveis, enquanto outras plataformas determinam valores indexados ao dólar. Dessa forma, a nova unidade de negócio visa atender às necessidades das organizações brasileiras que enfrentam barreiras de custo para se digitalizarem.
“A Magalu Cloud chega para complementar a oferta de serviços de nuvem que vemos no mercado”, afirma Christian Reis, head do Magalu Cloud. “Ela será a opção mais acessível, confiável e que melhor vai atender especialmente o pequeno e médio. Sem a volatilidade de um preço dolarizado, negócios de todos os portes podem aproveitar as vantagens da computação em nuvem para melhorar processos, aumentar produtividade e se tornarem mais competitivos”.
Mercado de nuvem
A líder em soluções de cloud no mercado brasileiro é a AWS (Amazon Web Services), com um marketshare de mais de 30%, segundo a Synergy Research Group. No entanto, somada à Microsoft e ao Google Cloud, a fatia do mercado concentrada por essas três provedoras chega a 66%. Segundo levantamento da consultoria McKinsey, trata-se de um mercado que, globalmente, poderá atingir US$ 1 trilhão em EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
O recém-lançado Magalu Cloud já é responsável por 30% da operação digital do Magazine Luiza. O serviço provê a infraestrutura de vários sistemas do negócio, como as buscas do e-commerce e em pontos de venda, as lojas físicas da rede. Além disso, as soluções do Magalu Cloud estão disponíveis para alguns parceiros da companhia, incluindo computação, armazenamento, rede, banco de dados e Inteligência Artificial (IA).
Assim, a Magazine Luiza dá o pontapé num mercado que poderá alcançar cerca de R$ 91 bilhões até 2025 no Brasil, segundo a McKinsey. “O nosso propósito é impulsionar a competitividade do Brasil por meio da tecnologia”, afirma André Fatala, vice-presidente de tecnologia do Magalu. “Estamos entusiasmados em democratizar o acesso à nuvem, explorar as inovações que ela nos reserva e caminharmos juntos para construir o futuro não só do varejo, mas de todos os setores do país”.
Soluções do Cloud
O novo serviço do Magalu Cloud é focado em infraestrutura computacional, operando com data centers em duas regiões do país: na Grande São Paulo e em Fortaleza. Enquanto a primeira operação foi lançada em 2021, a segunda começou sua operação no ano passado. Ambas atuam para demandas do marketplace da Magazine Luiza, assim como empresas clientes e demais companhias do grupo.
Segundo a empresa, como o Magalu Cloud possui “zonas de disponibilidade” isoladas – ou seja, utilizam formas de energia, rede e resfriamento independentes da outra – o que permite aplicações hospedadas com robustez diante de eventuais falhas. Além de máquinas virtuais, bancos de dados e armazenamento de objeto, a nova unidade de negócio também oferece serviços complementares, como redes virtuais privadas, firewalls virtuais, interconexão com internet, interconexão privada com outras nuvens, métricas e muito mais.
A infraestrutura e os recursos oferecidos pelo Magalu Cloud são gerenciados pela própria empresa, desde os data centers, máquinas e equipamentos de rede até o software de serviços – do qual boa parte é baseado em open source.