‘The Future Normal’, de Henry Coutinho-Mason e Rohit Bhargava, mostra como o futuro será construído a partir de tendências do presente.
O livro The Future Normal: How We Will Live, Work and Thrive in the Next Decade (ou “O Futuro Normal: Como Viveremos, Trabalharemos e Prosperaremos na Próxima Década”) tem um objetivo bastante diferente dentre os trabalhos da futurologia de negócios: demonstrar como as inovações e transformações que ansiamos no longo prazo já são realidade no presente. Trata-se de uma análise de comportamentos e tecnologias já vigentes na contemporaneidade para indicar quais irão vingar num futuro não tão distante.
Em tempos de Inteligência Artificial (IA) generativa, realidade virtual e aumentada, e economia cripto descentralizada, o livro funciona como um guia para organizações e lideranças navegarem em um mundo cheio de estímulos e possibilidades, além de incertezas. Os autores Henry Coutinho-Mason e Rohit Bhargava apontam quais mudanças ultrapassarão o modismo para se tornarem tendências nas mais diferentes esferas da vida – dos cuidados com a saúde, ao entretenimento, às relações humanas e ao trabalho.
Agora, os coautores acabam de anunciar uma nova parceria com a dinamarquesa LEGO por meio da Non-Obvious Company, de Bhargava. A colaboração resultou no lançamento de edição limitada dos conjuntos de blocos que formam cinco cenários descritos no livro. Dessa forma, as duas marcas oferecem uma narrativa tangível para ajudar crianças de todas as idades e imaginar um futuro melhor por meio da brincadeira. Os cenários inspirados no livro são: Trabalho Remoto para Todos; Delivery Inumano; Identidade Multiverso; Bem-Estar no Ambiente, e Entretenimento Imersivo.
“Esta parceria com a LEGO transcende os limites tradicionais da narrativa”, afirma Henry Coutinho-Mason. “Trata-se de permitir que crianças e adultos se envolvam com os conceitos do nosso livro de maneira profundamente pessoal, incentivando-os a se tornarem arquitetos de seus próprios futuros”.
‘Four For The Future’
A iniciativa marca o início de uma nova série de parcerias que deve durar uma década com marcas que possuem quatro letras em seus nomes. Com base em uma década de pesquisa intensa, os coautores Henry Coutinho-Mason e Rohit Bhargava determinaram que este é o número ideal de letras para marcas terem em seus nomes e, assim, atingirem o seu alcance global máximo.
“Estamos empolgados em ver nossas visões para o futuro traduzidas para a forma LEGO, um meio que fala universalmente tanto para os jovens quanto para os jovens de coração”, disse Rohit Bhargava sobre a parceria. “Nossa colaboração com a LEGO é mais do que apenas criar esses conjuntos; trata-se de lançar os tijolos para um futuro inovador e inclusivo”.
Junto ao anúncio da colaboração com a LEGO, os coautores e pesquisadores já deram pistas sobre as próximas parcerias em vista:
- Uma linha de estantes biodegradáveis em parceria com a IKEA;
- Um veículo e-tron especial com a Audi;
- Lançamento de um método de pagamento dinâmico ativado por pulso em colaboração com a Visa;
- Camiseta de monitoramento de glicose em parceria com a Nike;
- Um pedalo operado por robôs, disponibilizado no aplicativo da Uber,
- E uma edição de gravidade zero do livro desenvolvida pela NASA.
“Na LEGO, acreditamos no poder do brincar para moldar futuros”, afirma Julia Goldin, Chief Product & Marketing Officer da LEGO. “Colaborar com Rohit e Henry nos permite mesclar as perspicazes visões de ‘The Future Normal’ com o espírito criativo da LEGO, inspirando gerações a construir um mundo onde a inovação e o otimismo prevalecem”.
The Future Normal no IA+CX
O autor e futurologista Henry Coutinho-Mason, cofundador da 3Space e autoridade mundial em tendência de consumo, será uma das grandes atrações do evento IA+CX: a experiência do cliente potencializada pela IA generativa, sendo o keynote speaker que irá fechar o ciclo de palestras. O evento será realizado no dia 23 de abril de 2024, na Casa Traffô, localizada na Rua Gomes de Carvalho, 560, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo (SP). Confira a programação completa clicando aqui para acessar o site do evento.
*Foto: LEGO/The Future Normal.