Portal BEI

Para Microsoft, “não há linha de chegada para IA responsável”

Fonte: Marcelo Brandao

Em 2016, o presidente e CEO da Microsoft, Satya Nadella, definiu a adoção de uma abordagem baseada em princípios e centrada no ser humano para investimentos em Inteligência Artificial (IA).

Desde então, a Microsoft tem trabalhado arduamente na construção de produtos que se alinham com seus valores. Brad Smith, Vice Chair & President e Natasha Crampton, Chief Responsible AI Officer da Microsoft, explicam que à medida que a companhia projeta, constrói e lança produtos de IA, seis valores continuam sendo a base e guias do trabalho diário da Microsoft: “transparência, responsabilidade, justiça, inclusão, confiabilidade, segurança e privacidade”.

Para avançar nessas práticas de transparência, em julho de 2023, a Microsoft se comprometeu a publicar um relatório anual sobre seu programa de IA responsável, dando um passo além dos “Compromissos Voluntários da Casa Branca” com os quais a Microsoft e outras empresas líderes de IA estão de acordo.

Na vanguarda da pesquisa e tecnologia de IA

Com o lançamento do seu relatório anual inaugural para cumprir tais compromissos, a Microsoft traz produtos e experiências de IA generativa para criadores, organizações sem fins lucrativos, governos e empresas em todo o mundo. Como uma companhia na vanguarda da pesquisa e tecnologia de IA, a Microsoft diz estar comprometida em “compartilhar seus aprendizados com o público à medida em que evoluem”.

“Este relatório nos permite dividir nossas práticas de amadurecimento, refletir sobre o que aprendemos, traçar nossas metas, responsabilizar-nos e ganhar a confiança do público”, afirmam Brad Smith e Natasha Crampton. “Estamos inovando em IA responsável há oito anos e, à medida que evoluímos nosso programa, aprendemos com nosso passado para melhorar continuamente. Levamos muito a sério nossa responsabilidade de ir além de proteger nossa própria expertise, mas também de contribuir para o crescente corpus de conhecimento público, expandir o acesso a recursos e promover a transparência em IA nos setores público, privado e sem fins lucrativos”.

Uma comunidade de IA responsável

No relatório, a Microsoft fornece informações sobre como a companhia constrói aplicativos que usam IA generativa; como tomam decisões e supervisionam a implantação desses aplicativos, e como apoia seus clientes à medida que eles constroem seus próprios aplicativos generativos. Com isso, a Microsoft aprende, evolui e cresce como “uma comunidade de IA responsável”.

“Primeiro, fornecemos insights sobre nosso processo de desenvolvimento, explorando como mapeamos, medimos e gerenciamos riscos de IA generativa. Em seguida, oferecemos estudos de caso para ilustrar como aplicamos nossas políticas e processos a distribuições de IA generativa. Também compartilhamos detalhes sobre como capacitamos nossos clientes conforme criam seus próprios aplicativos de IA de forma responsável. Por fim, destacamos como o crescimento de nossa comunidade de IA responsável, nossos esforços para democratizar os benefícios da IA e nosso trabalho para facilitar a pesquisa de IA beneficiam a sociedade em geral”, detalham os executivos.

Com essa iniciativa a Microsoft quer deixar claro ao mercado que “não há linha de chegada para IA responsável”. Como afirmam seus executivos, “embora este relatório não tenha todas as respostas”, a Microsoft informa que está comprometida em compartilhar seus aprendizados com antecedência e frequência, além de estar envolvida em um diálogo robusto em torno de práticas responsáveis de IA.

Prêmio Consumidor Moderno

O Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente chega à sua 25ª edição para celebrar e prestigiar as empresas brasileiras referências em atendimento ao consumidor.

No dia 25 de junho, em São Paulo, pequenas, médias e grandes empresas se reunirão em uma grande festa para fortalecer o ecossistema de Experiência do Cliente no país. Os vencedores são definidos por meio de um estudo analisado pela CX Brain, unidade de serviços de inteligência de dados ligada à Consumidor Moderno, e aplicação da metodologia Cliente Oculto junto com a empresa OnYou.

Participe você também! Confira mais detalhes do evento no site: Prêmio Consumidor Moderno.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!