Portal BEI

“Estamos preparados para desafios inerentes ao uso de IA”, afirma CPTM

Fonte: Marcelo Brandao

Ao longo de sua trajetória iniciada em 1992, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tem levado o olhar do cliente para o centro de suas ações. A CPTM foi a primeira empresa do setor metro ferroviário do Brasil a buscar essa visão de “jornada do passageiro”, conhecendo todos os pontos de contato do cliente com seus serviços. Além disso, a CPTM foi a primeira operadora a montar um Comitê de Clientes para que essa jornada conduzisse a companhia na busca do melhor atendimento e na prestação de seus serviços.

Como exemplos de investimentos e ampliação de suas linhas, em setembro de 2023 a CPTM iniciou as viagens do Serviço Expresso Aeroporto a partir da Estação Palmeiras-Barra Funda, criando possibilidades de conexão para quem utiliza o Aeroporto de Guarulhos. Os trens fazem paradas nas estações da Luz e Guarulhos-Cecap e na volta a Estação Brás também é contemplada.

Com investimento de R$ 158 milhões, o contrato para execução das obras contemplou a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas de via permanente, rede aérea, sinalização e suprimento de energia. As obras para levar o Serviço Expresso Aeroporto até a Estação Palmeiras-Barra Funda possibilitaram também a ampliação da Linha 11-Coral até esta estação, que está prevista para acontecer ainda em 2024, o que encurtará a distância entre o Alto Tietê à Zona Oeste.

Para promover a ampliação da prestação de serviço aos passageiros, a companhia realizou também um intenso trabalho no trecho da Linha 13-Jade para adaptar a via permanente (trilhos) e a rede aérea para receber os trens da Série 2500, além de adaptações de sinalização entre Luz e Palmeiras-Barra Funda.

IA e o compromisso com a inovação

A adoção e aperfeiçoamento da Inteligência Artificial (IA) na melhoria de processos internos, no atendimento ao cliente e na construção de novas estratégias de negócios também não passa despercebida pela CPTM.

Pedro Moro, presidente da CPTM.

Segundo o presidente da CPTM, Pedro Moro, essa nova tecnologia é positiva, e como a CPTM tem um forte compromisso com a inovação, Moro entende que a IA precisa ser adotada com critério. “Acredito que a Inteligência Artificial não deve ser encarada como um substituto daquilo que temos de mais importante, que são nossos colaboradores, pelo contrário, a IA é uma ferramenta que, sendo bem utilizada, nos permite trabalhar de maneira mais eficiente e eficaz”, pontua.

Sobre as oportunidades com IA, Moro diz que são muitas: monitoramento dos trens, autoatendimento, antecipar falhas antes que elas ocorram (manutenção preditiva) e fornecer elementos de apoio para melhorar nossa circulação, além da possibilidade de facilitar as diversas rotinas administrativas de uma empresa que possui mais de 6.000 funcionários.

“Estamos preparados para os desafios inerentes a utilização da IA e temos investido em parcerias acadêmicas, programas internos de engajamento e eventos de inovação. Temos inclusive uma estrutura física dedicada para isso, através do ‘Inovagão’ e do ‘Ferrolab’, ambientes onde nossos profissionais podem para desenvolver ideias”, conta Moro.

Moro conclui informando que a CPTM através de seu Comitê de Inovação, já alcançou um importante nível de maturidade e que a companhia “está de portas abertas para a utilização de novas tecnologias que possam nos ajudar a prestar um serviço ainda melhor”.

Prêmio Consumidor Moderno

A CPTM é uma das empresas reconhecidas no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. O evento, que chega à sua 25ª edição em 2024, celebra e prestigia as empresas brasileiras referências em atendimento ao consumidor. A premiação acontece no dia 25 de junho, em São Paulo.

Os vencedores são definidos por meio de um estudo analisado pela CX Brain, unidade de serviços de inteligência de dados ligada à Consumidor Moderno, e aplicação da metodologia Cliente Oculto junto com a empresa OnYou.

Participe da votação popular! Confira mais detalhes do evento no site: Prêmio Consumidor Moderno.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!