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Parceria entre C&A e Pinterest redefine a moda

Fonte: Jessica Chalegra

A moda se tornou mais do que apenas roupas, e sim uma expressão cultural em constante evolução, moldada pelas tendências e inspirações que permeiam nosso mundo digital. Nesse contexto, a C&A e o Pinterest se uniram em uma campanha inovadora para redefinir a forma como nos conectamos com o universo da moda. A iniciativa coloca as principais buscas de moda no aplicativo em peças OOH digitais, com o objetivo de conectar mais a marca com o público do jeans.

De acordo com Mariana Moraes, diretora de marketing da C&A, a ideia de colaborar com o Pinterest nesta campanha surgiu a partir um brainstorm da VML + C&A no começo do ano em que a marca procurava formas de inovar sua presença em OOH, deixando o formato mais interessante e com mais informação útil para quem é impactado. “O Pinterest, por ser uma fonte de dados viva sobre as preferências da audiência de moda, tinha todos os insumos e respaldo que buscávamos para entrar nessa jornada omnichannel conosco – e depois foi uma questão de timing para escolher a campanha ideal para testar o formato”, comenta.

As peças foram selecionadas, junto com o Pinterest, através de uma análise do volume de busca dos termos de moda mais pesquisados no último trimestre. Assim, a C&A selecionou os mais amplos em que ‘Jeans’ era mencionado para levar para as ruas. O principal objetivo foi proporcionar mais conexão com a cliente, através de um criativo conectado com tendências que elas já têm buscado e, dessa forma, apresentar os produtos que as atendem na C&A, gerando maior preferência e lembrança de marca.

“No próprio Pinterest nos apropriamos dos mesmos termos de tendências que foram explorados nos OOH e, como já eram buscas organicamente em alta, inserimos os mesmos criativos que estamparam as ruas para maior consistência e ad recall. A maior importância é entender o que o consumidor procura e onde ele procura, assim conseguimos levar uma mensagem com aderência. A C&A já tem a moda que a consumidora está buscando nas redes sociais, então essa parceria apenas reforça o compromisso da marca em trazer produtos atuais e modernos, e ser o melhor destino de compras para essa consumidora que está ligada em tendências”, pontua Mariana.

A moda dentro do Pinterest

O diretor de negócios para o Pinterest no Brasil, Rogério Nicolai, frisa que independentemente da localização no mundo, os usuários do Pinterest têm uma afinidade com a moda, que é uma das principais verticais na plataforma, ao lado de beleza, gastronomia, viagens, decoração e DIY. Todos os meses, 20 milhões de brasileiros interagem com conteúdo de moda na plataforma – são 510 milhões de buscas por moda e 1,6 bilhões de Pins de moda salvos no Pinterest no ano. Hoje, a plataforma é a terceira maior geradora de tráfego social para sites da categoria. Globalmente, a moda masculina é a categoria de pesquisa que mais cresce, aumentando 25% ano após ano. 

Além disso, ele reforça que mais da metade dos usuários veem o Pinterest como um lugar para fazer compras. No Brasil, 78% dos usuários fizeram uma compra inspirada em um conteúdo de moda que viram no Pinterest.

“Por entrar em um momento muito forte de inspiração na jornada de compra, nossos usuários gastam, em média, 20% a mais em suas compras quando passam pela plataforma. No último ano, nos apoiamos ainda mais nisso, lançando recursos e produtos – como direct links e API para conversões – em busca da melhor experiência para as marcas, profissionais de marketing e usuários. Prova disso é a nomeação do Pinterest como a segunda empresa mais inovadora na categoria Social Media da lista das ‘Most Innovative Companies’ da Fast Company de 2024. O objetivo é que o Pinterest continue crescendo e que as compras estejam cada vez mais integradas na plataforma”, comenta.

Quanto a contribuição do Pinterest com a estratégia de conteúdo e mídia, um dos principais diferenciais da rede social são os formatos de anúncio, com opções inovadoras e exclusivas que cobrem todo o funil de uma forma nativa, sendo vistos como conteúdo pelos usuários e não interrompendo a jornada de inspiração e de descoberta na plataforma.

“A campanha da “C&A jeans” contou com o Spotlight, nosso formato de alto impacto e reserva diária, garantindo presença o dia todo na plataforma, e o Trend Badge, além dos Pins estáticos, vídeo e carrossel, permitindo diversos momentos de inspiração e engajamento aos usuários. O Trend Badge destaca as peças da campanha e a C&A em si, deixando claro para os usuários que a marca e os produtos estão alinhados com uma das principais tendências do Pinterest e, portanto, do mundo, para 2024”, explica Rogério Nicolai.

“Já o Spotlight permite que as marcas e seus anúncios tenham um posicionamento premium na plataforma, tanto no feed inicial quando na página busca, com o máximo de visibilidade e impacto quando os usuários abrem o aplicativo ou acessam o Pinterest no desktop. Outros formatos exclusivos da plataforma são os Showcase ads, uma nova solução interativa em que os usuários podem ver prévias e explorar o conteúdo de uma marca ao deslizar a tela, e os Quiz ads, que oferecem uma experiência com engajamento e personalização por meio de perguntas”, acrescenta.

Como o Pinterest vê a parceria com a C&A

Para o executivo do Pinterest, a C&A faz parte da história da moda brasileira há muito tempo, e é reconhecida como uma das maiores do mercado. Sendo assim, essa parceria entre a rede social e a marca é um reforço de como engajar uma comunidade em torno de um tema quando juntadas duas potências no assunto.

“Ela conseguiu utilizar todo o potencial do Pinterest quando falamos de formatos de anúncios, funil completo, intenção de compra e tendências. Inclusive, a C&A levou as tendências para a comunicação OOH da campanha, reforçando, de forma única, a integração da vida real à experiência online, e vice-versa”, frisa.

Atualmente, são mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo que acessam o Pinterest todos os meses para se planejar, se inspirar e encontrar ideias e produtos com antecedência. Diante disso, a plataforma tem uma visão ímpar não somente do que é tendência e está na mente dos consumidores no momento, mas também do que será tendência no futuro.

“Sempre trabalhamos em conjunto com nossos parceiros na seleção das tendências que melhor retratam o que os usuários estão buscando. No caso da campanha “C&A jeans”, o tema principal já era uma tendência no Pinterest. Olhando para os dados de busca, vimos que as principais pesquisas estavam relacionadas a “look jeans” (+60%), “baggy jeans” (+170%) e “saia jeans longa” (+115%), e então desenhamos a estratégia em conjunto. O passo seguinte foi incluir o Trend Badge, o formato de anúncios do Pinterest exclusivamente voltado às tendências, que funciona como um ‘selo de aprovação’ e destaca a marca como autoridade e a única a ser dona de uma tendência na plataforma no país”, finaliza.

Foto: Shutterstock.com

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