Portal BEI

Brasil ultrapassa 40 GW de capacidade instalada em energia solar

Fonte: Henrique Hein

Brasil ultrapassa 40 GW de capacidade instalada em energia solar

Há três anos, o Brasil sequer possuía 10 GW de potência instalada em energia solar. Foto: EDP/Reprodução

O Brasil acaba de ultrapassar a marca simbólica de 40 GW de capacidade instalada em energia solar, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria, mostram dados contabilizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

No momento, o mercado fotovoltaico nacional soma 27,45 GW provenientes de GD (geração distribuída) e outros 12,57 GW por meio de empreendimentos de GC (geração centralizada). 

Nos últimos três anos, a capacidade operacional da fonte solar cresceu mais de quatro vezes no Brasil. De acordo com a ANEEL, em março de 2021 não havia sequer 10 GW de potência instalada. 

Geração distribuída

No segmento de GD solar, o Brasil possui hoje mais de 2,4 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados e que trazem economia para 3,5 milhões de UCs (unidades consumidoras). Deste total, quase 100 mil usinas foram implementadas somente em 2024. 

Os dados da Agência apontam também que dos 5.570 municípios catalogados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 99% deles (5.547 cidades) já contam com ao menos um sistema de energia solar instalado. 

Geração centralizada

Além dos 12,57 GW em operação, o segmento de GC solar também conta com mais 144,7 GW outorgados em usinas ainda não operantes. 

Deste montante, 6,84 GW são de empreendimentos que já começaram a sua construção, enquanto que 125,2 GW são provenientes de plantas fotovoltaicas cujas as obras ainda não se iniciaram. 

Atualmente, as grandes usinas solares operam em 26 estados brasileiros, em todas as regiões do Brasil, com destaque para Minas Gerais e quase todos os estados nordestinos. 

Investimentos e projeções

Somente em 2023, a energia solar atraiu mais de R$ 59,6 bilhões em investimentos para o Brasil, um crescimento de 49% em relação aos números de 2022, segundo levantamento da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

De acordo com projeções conservadoras da entidade, realizadas em dezembro do ano passado, a fonte ultrapassará, com facilidade, a marca de 45 GW de capacidade instalada até o final de 2024. Somente nos dois primeiros meses deste ano, já foram mais de 2 GW adicionados.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!