Portal BEI

Brasil possui 4 das 10 universidades mais sustentáveis da América Latina

Fonte: Henrique Hein

Brasil possui 4 das 10 universidades mais sustentáveis da América Latina

USP é a instituição da América Latina mais bem colocada no ranking QS Sustentabilidade. Foto: Reprodução/USP

A empresa de consultoria Quacquarelli Symonds divulgou os resultados da segunda edição do ranking QS Sustentabilidade, que tem por objetivo classificar quais são as universidades que desenvolvem as melhores práticas sustentáveis em seus campi.

Na América Latina, o estudo identificou que quatro das dez universidades mais bem avaliadas são brasileiras, sendo a USP (Universidade de São Paulo) a instituição de ensino superior mais bem colocada do ranking e à frente da Universidade Nacional Autônoma do México; da Universidade dos Andes, na Colômbia; e da Pontifícia Universidade Católica do Chile. 

As demais universidades brasileiras no “top-10” foram: a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), na quinta, sétima e décima colocação, respectivamente. 

A pesquisa levou em consideração três critérios para elaboração do ranking: impacto ambiental (sustentabilidade ambiental; pesquisas sobre meio ambiente; e educação ambiental), impacto social (intercâmbio de conhecimento; saúde e bem-estar; empregabilidade e receitas; igualdade; e impacto educacional) e governança.

As dez universidades da América Latina mais bem avaliadas no ranking:

Fonte: Quacquarelli Symonds

Uso de energia solar

Uma das ações que as quatro universidades brasileiras mais bem ranqueadas no estudo possuem em comum é a utilização de sistemas fotovoltaicos e de iniciativas voltadas para o fomento da energia solar em seus campi.

O Canal Solar, por exemplo, já produziu matérias jornalísticas mostrando que, tanto a USP quanto a Unicamp, possuem seus próprios laboratório de testes para sistemas de energia solar, além de muitas outras iniciativas. 

Na UFRJ, foi noticiado que o Hospital Universitário da instituição opera por meio de um sistema fotovoltaico em fachada, enquanto que na UFSC foi mostrado que a universidade vem implementando uma série de iniciativas voltadas à produção de energia solar, hidrogênio e amônia verdes.

Saiba mais:


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!