No fim de novembro, o número de pessoas com adversidades financeiras no Brasil era de 71,81 milhões. O cenário, mesmo trazendo uma queda em relação a outubro, com 143,5 mil pessoas que conseguiram sair das dívidas, ainda é bem alto.
Para se ter uma ideia, o número de endividados representa 43,82% do total da população adulta total o País. Contudo, depois de três meses consecutivos de alta, essa foi a primeira redução da taxa. A informação é da Serasa Experian e consta no Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas do Brasil.
Segundo a Febraban, o programa Desenrola colaborou para que 6 milhões de pessoas com dívidas de até R$ 100 tirassem seus nomes de cadastros negativos. Essa informação foi divulgada em setembro.
“O Programa Desenrola é um instrumento bastante relevante de renegociação. Ele atende ao momento delicado das finanças, reduzindo dívidas da maior quantidade possível de pessoas”, avalia Isaac Sidney, presidente da Febraban, em nota.
Qualidade de vida financeira
Além do programa de renegociação financeira, outra aposta para que as pessoas saiam do vermelho está na educação financeira. E algumas empresas, preocupadas com a saúde e bem-estar dos consumidores, já começam a pensar em ensinar sobre como quitar as contas atrasadas. Dentre essas empresas, uma se destaca: a Bradesco Seguros.
Na companhia, que é uma das maiores seguradoras da América Latina, está sendo oferecido, gratuitamente, o primeiro curso virtual. Seu propósito é ensinar que o que importa não é quanto se ganha, mas sim como se gasta.
O treinamento se chama “Construindo minha Proteção Financeira” e trará conteúdos para conscientizar sobre fatores no processo de reeducação financeira, controle de despesas e a consciência do seguro.
Assim, a pessoa perceberá que, após conseguir quitar algumas contas atrasadas, haverá mais dinheiro livre para investir em educação, saúde e lazer. Sem contar que, quanto antes o indivíduo começar a quitar os débitos, mais cedo ele economizará dinheiro e tempo a longo prazo.
A duração do curso é de 2 horas.
Material programático
O material do curso traz informações sobre a administração financeira por meio da organização e planejamento, realizando o mapeamento de gastos, ganhos e compromissos financeiros com a intenção de atingir uma meta.
“Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do planejamento financeiro e destacar que uma relação saudável com o dinheiro pode trazer benefícios significativos para a vida e o bem-estar, pensando na longevidade que tanto prezamos dentro do Grupo Bradesco Seguros. Além disso, capacitação é um valor intrínseco na seguradora, pois quando falamos de educação falamos também de futuro, pois nossa missão é cuidar e proteger o futuro das pessoas. Poder oferecer esse curso gratuito é mais uma prova de que estamos no caminho certo”, afirma Valdirene Soares Secato, Diretora de Recursos Humanos, Ouvidoria e Sustentabilidade do Grupo Bradesco.
Entre os tópicos a serem abordados, destaque para as fórmulas, funções e gráficos do Excel, que ajudam o consumidor a se organizar com suas despesas diárias. Ademais, o preparo de um excelente currículo, aumentando as chances de se arrumar um bom emprego, é outro diferencial. Por fim, será lecionado sobre como se dá o processo de julgamento e o que fazer para a tomada de decisões responsáveis e inteligentes.
O curso é gratuito, está disponível no site da Escola Virtual da Fundação Bradesco e é aberto para toda sociedade. Após a aprovação, o aluno pode imprimir seu certificado sem custo algum.