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Grupo Boticário lança pincéis de maquiagem acessíveis para pessoas com deficiência visual

Fonte: Jessica Chalegra

Em um mundo onde a expressão pessoal e a autoconfiança muitas vezes se entrelaçam com a arte da maquiagem, a acessibilidade a produtos de beleza é essencial para que todos tenham a oportunidade de explorar e vivenciar essa forma única de expressão. No entanto, para muitas pessoas com deficiência visual, a experiência de criar looks de maquiagem pode ser desafiadora devido à falta de ferramentas adaptadas e acessíveis. Nesse contexto, o Grupo Boticário lançou pincéis de maquiagem especialmente desenvolvidos para atender às necessidades desse público, como uma porta aberta para a inclusão e para a expressão criativa sem limitações.

A marca Quem Disse, Berenice?, do Grupo Boticário, lançou uma nova linha de pincéis de maquiagem acessíveis, projetados com orientação tátil na sua base, conforme a sua funcionalidade, que facilitam a identificação por pessoas com deficiência visual, cegas ou com baixa visão. Atualmente, a linha já está disponível tanto nas lojas físicas, quanto no e-commerce. Com a iniciativa, o Grupo Boticário une tecnologia e inovação no seu modelo de negócio para impulsionar a diversidade e inclusão para além dos seus muros.

Design estável e eficaz: pincéis de maquiagem do Grupo Boticário têm marcações táteis para pessoas com deficiência visual

Para possibilitar a funcionalidade, os pincéis foram criados com identificação de alto relevo na base. Assim, com as marcações táteis, é proporcionada mais autonomia no manuseio e na utilização dos pincéis por pessoas com deficiência visual. Além disso, os acessórios apresentam, ainda, cabos estáveis de base quadrada, impedindo qualquer rotação em superfícies planas sem comprometer a aderência, e um formato cilíndrico próximo às cerdas. Todo esse conjunto conta com um design inovador, cerdas macias e alto desempenho para maquiagens vibrantes, contribuindo também para facilitar a identificação por parte de pessoas com baixa visão.

Segundo Rony Santos, gerente sênior de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Boticário, a caminhada da empresa em busca de uma jornada que permita a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva, e que a representatividade da diversidade é uma das formas para viabilizar essa transformação no mundo da beleza.

“O nosso modelo de negócio tem como pilar fundamental a centralidade no consumidor e o atendimento a desejos e necessidades. Reconhecemos a importância de criar iniciativas para que pessoas de grupos minorizados tenham cada vez mais acessibilidade nos produtos e, para isso, concentramos os nossos esforços para tornar o nosso portfólio cada vez mais diverso, acessível e inclusivo. Tal movimento tem fortalecido a nossa trajetória de valorização e respeito à diversidade. Mas, mais do que isso, tem apontado qual é o caminho que queremos trilhar para promover o futuro inclusivo da beleza. O lançamento da nova linha de pincéis é, portanto, mais uma importante etapa dessa jornada”, comenta o gerente.

Projetando inclusão: pincéis acessíveis e colaboração inovadora no Grupo Boticário

A área estratégica de design do Grupo Boticário, a DSGN In House, ficou responsável por projetar os pincéis. A missão era criar uma solução inovadora, a médio e longo prazo, e sobretudo com relação a temas prioritários da agenda ESG da companhia. 

Para que os pincéis de maquiagem para pessoas com deficiência visual fossem desenvolvidos, houve a participação das pessoas integrantes da Comunidade Beleza Livre do Grupo Boticário. A comunidade, a primeira online focada no setor de beleza para co-desenvolvimento de produtos com pessoas de grupos minorizados, contribui com orientações do time de design do DSGN in House, garantindo ideias necessárias para que o projeto fosse realmente ergonômico e acessível. Sua atuação garantiu um projeto ergonomicamente acessível, graças às orientações oferecidas pelos membros.

A criação e lançamento dos pincéis não são apenas uma demonstração de inovação, mas refletem o compromisso profundo do Grupo Boticário com a diversidade e inclusão social. De acordo com Clarice Sasson, gerente sênior de Inovação Estratégica de Produtos, a participação ativa da Comunidade Beleza Livre foi essencial para esse avanço.

“Temos nos empenhado em tornar o mercado da beleza mais inclusivo. Para alcançar esse objetivo, é essencial que pessoas com deficiência desempenhem um papel de protagonismo na criação de novos produtos. Isso foi conquistado com o lançamento dos pincéis, contando com a participação ativa dos membros da Comunidade Beleza Livre”, afirma a executiva.

Essa colaboração com grupos minorizados através da Comunidade Beleza Livre é uma prática estabelecida no Grupo Boticário desde 2022, visando uma representação mais ampla e um portfólio mais inclusivo. Cerca de 20% dos produtos das marcas do grupo já refletem atributos de diversidade. A equipe da DSGN In House está alinhada com essa missão, centrada no público consumidor como peça fundamental no modelo de negócio. Seu trabalho interno não só auxilia no desenvolvimento de novos produtos, mas também possibilita soluções disruptivas para desafios persistentes no mercado da beleza.



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