Portal BEI

Zenaide se solidariza com RS e pede medidas para mudanças climáticas

Fonte: Redação

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), em pronunciamento nesta terça-feira (7), manifestou solidariedade à população do Rio Grande do Sul, que enfrenta uma das piores tragédias climáticas já registradas na história do Brasil. A senadora destacou a importância da união nacional em momentos de crise e ressaltou a necessidade urgente de respostas eficazes por parte do Estado para lidar com os impactos das mudanças climáticas.

— Temos que reconhecer que o negacionismo retórico se dobra à realidade dos fatos, ceifando vidas e causando prejuízos sociais e econômicos! Situações como estas são um lembrete da nossa responsabilidade, como representantes do povo, para compreendermos os desafios de nossa era. Nós temos que olhar. Nós, que temos condições, somos um dos Poderes [da República], para que possamos oferecer respostas efetivas para esse povo, que não pode ficar esperando e esperando. Existe a emergência! Uma emergência é mais do que uma urgência. Neste momento de profundo sofrimento, é que fica mais evidente a necessidade de uma resposta rápida e eficaz do Estado — ressaltou.

A senadora prestou homenagem aos trabalhadores da sociedade organizada, voluntários, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e demais instituições na busca por salvar vidas e minimizar os danos causados pela catástrofe. Zenaide reforçou a importância de um Estado forte e atuante, capaz de proteger e socorrer os cidadãos em momentos críticos como este.

— As vidas dos nossos irmãos gaúchos dependem das ações coordenadas e eficientes que só um Estado organizado e responsável pode fornecer. Mesmo com a ajuda de todos os estados, prefeituras, todo mundo dando as mãos, como aquilo que eu disse: as cenas de sofrimento compensam quando a gente vê que todos resolveram dar as mãos para proteger nossos irmãos. Portanto, apelo aqui a todos os colegas e ao governo federal para que reforcemos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossa população. Nada está acima do bem-estar do povo — declarou.

Além disso, Zenaide chamou a atenção para a necessidade de mais investimento em segurança pública, saúde e educação, e criticou a destinação insuficiente de recursos para essas áreas. A senadora ressaltou a importância de investir em instituições públicas preparadas para responder de maneira eficaz a crises como essa do RS.

— Ninguém faz segurança pública, ninguém faz educação sem recursos financeiros. É hora de abrir essa caixinha de pandora que é esse orçamento, que fica quase a metade para o sistema financeiro, o capital, e vamos lutar por recursos [para as áreas prioritárias].

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!