Portal BEI

Quatro cidades do RS ainda estão sem serviço de comunicação; “Estamos trabalhando”, diz ministro à CNN | CNN Brasil

Fonte: douglasporto

Há 227 municípios do Rio Grande do Sul com ao menos “uma operadora ou provedor” funcionando, e quatro estão com “afetação total” dos serviços, disse à CNN o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

“Estamos trabalhando para restabelecer essas comunicações em todos os municípios e regiões”, afirmou o ministro ao Bastidores CNN (de segunda a sexta-feira, às 14h).

São quatro as cidades gaúchas que, devido às chuvas, estão sem serviços de telecomunicações:

  • Arroio do Meio, Doutor Ricardo e Progresso, no Vale do Taquari;
  • e Eldorado do Sul, na Grande Porto Alegre.

Em Arroio do Meio, a administração municipal relatou a falta de acesso a serviços básicos afeta 90% da cidade.

Já em Eldorado do Sul, sem água, luz ou comida, o prefeito decidiu evacuar o município inteiro.

Algumas cidades estão com dificuldade para ter a conexão estabelecida devido à falta de energia – por vezes, em todo o município –, segundo o ministro.

Dado o problema, as prestadoras abriram o serviço de roaming, que permite que clientes de uma operadora inativa se conectem a outra, ainda ativa em determinada região.

Provedores de internet

Ainda à CNN, Juscelino destacou que, nesta quinta, houve uma reunião com empresas provedoras de serviços de internet no estado.

“O governo vai estar ao lado não só dos grandes, mas das médias e pequenas empresas provedoras, para se restabelecerem”, afirmou.

De acordo com o ministro, o governo federal, agora, tem dialogado com o governo gaúcho e prefeituras para levar conectividade a órgãos do estado e dos municípios.

“Servidores [nas prefeituras estão] se organizando de algum local para montar um plano humanitário e solicitar recursos do governo federal”, relatou.

“Para ter essa comunicação (de solicitação de recursos), eles precisam dessa conectividade. Vamos dar esse suporte”, acrescentou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!