Portal BEI

Kajuru elogia atuação de Haddad na Câmara dos Deputados

Fonte: Redação

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) elogiou, em pronunciamento nesta segunda-feira (27), a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Segundo o parlamentar, Haddad mostrou que, “além de competente na formulação e execução da política econômica, também sabe ser preciso no enfrentamento político”.

— O ministro da Fazenda lamentou que setores da oposição tentem fazer um debate político rebaixado com recortes de falas em redes sociais em busca de apoiadores, o que se corroborou quando um deputado sob investigação no inquérito das fake news acusou o governo de maquiar dados. […] Na resposta, o ministro Haddad fez questão de dizer que não queria polarizar, mas restabelecer uma verdade histórica. Vamos ao que ele declarou: “Só teve dois presidentes que deram calote: Fernando Collor e Jair Bolsonaro”.  

Kajuru destacou que o governo federal pagou, no final de 2023, mais de R$ 93 bilhões em precatórios acumulados da gestão do então presidente Jair Bolsonaro. O senador também lembrou a necessidade de compensação aos estados pelas perdas de arrecadação com a redução do ICMS sobre combustíveis.

— Muita gente já esqueceu que, em 2022, o Executivo federal decidiu não pagar as transferências devidas com a renúncia do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] sobre combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. A compensação do calote começou em 2023 e vai até 2025, período em que o governo Lula 3 repassará R$ 27 bilhões da União aos estados e ao Distrito Federal pela perda de receita provocada por uma decisão tomada em ano eleitoral, que Haddad qualificou de “caridade feita com chapéu alheio”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!