Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisam estar cientes de um golpe que voltou a se destacar recentemente: a prova de vida fraudulenta. Isso tem causado grande preocupação em todo o país, motivo pelo qual o próprio instituto decidiu emitir um comunicado de alerta durante essa semana, solicitando aos segurados máxima atenção e cuidado.
Os criminosos que estão por trás dessas práticas fraudulentas abordam os beneficiários por diferentes meios de comunicação – telefone, WhatsApp, mensagens de texto – se passando como representantes oficial do INSS e alegando uma suposta necessidade de efetuar a prova de vida pela internet.
Como o golpe do INSS funciona?
Os fraudadores, fingindo serem funcionários do INSS, solicitam que a vítima confirme seus dados pessoais e informações bancárias e, em seguida, que envie uma foto atual e cópias digitais de seus documentos. Uma vez que têm essas informações sob seu controle, conseguem realizar vários tipos de fraudes financeiras. Em nota official, o INSS esclareceu que jamais pede tais dados diretamente aos seus segurados.
Como evitar ser uma vítima?
“O instituto central já possui todas as suas informações pessoais e documentais”, ressalta Washington Barbosa, especialista em Previdência e professor de pós-graduação na PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). “O principal cuidado é nunca passar nenhum dado pessoal. Caso alguém solicite um documento específico ou alguma informação, desconfie imediatamente, desligue a ligação e contate o INSS diretamente pelo número 135.” Veja mais dicas de segurança abaixo:
- Não abrir links enviados por SMS, Whatsapp, ou e-mails.
- O único número de SMS usado pelo INSS é 280-41. Qualquer outro, não é oficial.
- Confirmar qualquer solicitação por meio de um canal oficial: o app ou site Meu INSS, ou pelo telefone 135.
- Sempre usar os canais oficiais de atendimento para solicitar ou marcar serviços, ou enviar documentos.
- Manter seus dados de contato – telefone, e-mail, endereço – atualizados nos canais oficiais.
- Monitorar constantemente o CPF para verificar possíveis usos indevidos em programas de crédito – o que pode ser feito através dos sites Registrato, Serasa ou SPC.
Mudanças na prova de vida do INSS
A partir de janeiro de 2023, houveram algumas mudanças na prova de vida do INSS. As modificações mais relevantes incluem um cruzamento de dados com outros órgãos públicos, a fim de verificar se o segurado continua vivo. Esse processo é feito a partir de ações como realizar um empréstimo consignado com uso de biometria, comparecer para votar, tomar vacinas, renovar documentos oficiais ou fazer a declaração do Imposto de Renda. Estando estas questões regularizadas, o órgão considera que há um pacote mínimo de informações suficientes para confirmar a comprovação de vida dos beneficiários.