O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na tarde desta sexta-feira (22), durante a celebração de Natal do movimento dos catadores e da população em situação de rua, que o governo lançará um programa para destinar prédios não usados pela União à habitação popular.
De acordo com o petista, o projeto deve ser lançado no começo do próximo ano.
O plano, segundo o presidente, é aproveitar todos os prédios públicos que o governo não utiliza e distribuí-los para a moradia popular ou negociá-los para fazer investimentos com os ganhos recebidos.
“Tem prédio que dá pra virar moradia, tem prédio que tem que vender e utilizar o dinheiro para fazer outra coisa. Terrenos e terrenos que a gente pode fazer a doação para o preço da casa sair mais barato para o povo”, afirmou Lula, ao comentar que somente o INSS possui mais de três mil prédios sem utilidade no momento.
“Se não serve pro INSS, serve para o povo que precisa morar, que precisa estudar”, concluiu.
Lula falou de plano em julho
Em julho, quando sancionou a lei do novo Minha Casa Minha Vida, Lula já havia comentado a intenção de utilizar os prédios públicos para moradia popular.
“Prédios abandonados, terrenos da União… Nós vamos ter que transformar isso em coisas habitacionais. A quantidade de terreno abandonado nas grandes regiões, a quantidade de prédio da União. Só o INSS tem três mil casas, terrenos e prédios. Por que a gente não distribui isso pro povo em vez de levar o povo pra morar a 20 km do centro da cidade, leva o povo para onde já tem asfalto, escola, energia elétrica, linha de ônibus”, questionou o presidente.