Portal BEI

Golpes virtuais aumentam e não fazem distinção de idade

Fonte: Redação

Alerta geral 

A preocupação dos senadores em criar punições e proteger a população dos novos golpes é compartilhada por especialistas e instituições financeiras. Para o presidente da Associação Brasileira de Defesa dos Clientes e Consumidores de Operações Financeiras e Bancárias (Abradeb), Raimundo Nonato Filho, os criminosos se utilizam, por exemplo, da situação de endividamento das vítimas para aplicar fraudes. 

— Diante de uma crise financeira, as pessoas de algum modo até tentam regularizar essa situação. É nesse momento que os golpistas aparecem. Às vezes você tem um débito com uma certa instituição financeira, faz uma negociação com o banco e, não sei como, muitas vezes eles [golpistas] sabem disso. Aquele boleto que você recebeu por um e-mail, aparentemente daquela empresa que você está devendo, já é um novo boleto clonado. Às vezes, aparece o nome da empresa certinho, mas o CNPJ é outro. Pagou aquilo ali, você não vai ver mais aquele dinheiro — exemplifica.

A infinidade de golpes aplicados na internet vai desde promessas de empréstimos até solicitação de instalar aplicativos para roubar dados pessoais. É preciso estar sempre atento para evitar cair em alguma fraude digital, redobrando os cuidados com tudo que chega até o cidadão sem a sua solicitação, como e-mails, links e contatos telefônicos. 

O cientista da computação e especialista em Segurança de Rede e Inteligência Artificial Rodrigo Fragola explica que as pessoas andam mais distraídas, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, o que as deixa mais vulneráveis aos golpes.

— É comum alguém estar lendo um e-mail ao mesmo tempo em que está conversando no WhatsApp e com uma outra janela aberta pagando coisas. Então, quando for pagar algo, é importante que pare as coisas que está fazendo e preste muita atenção. Andamos muito distraídos. E isso é uma das coisas que ajuda as pessoas a caírem em golpe — alerta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!