Portal BEI

CDR analisa inclusão de 44 municípios maranhenses no semiárido

Fonte: Redação

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) pode votar na terça-feira (14), às 9h30, o projeto de lei que inclui 44 municípios maranhenses na região do semiárido. O PL 2.492/2019 é do senador Weverton (PDT-MA).

Essas cidades possuem políticas públicas específicas e crédito diferenciado do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Weverton chamou a atenção para a dificuldade das práticas agrícolas no semiárido e lamentou a persistência de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nessa região.

O relator do projeto, senador Efraim Filho (União-PB), apresentou parecer favorável, lembrando que “a proposição tem, de fato, o mérito de propiciar o acesso a condições mais favoráveis de indução do desenvolvimento econômico e social na região potencialmente beneficiada.” 

Turismo Colaborativo

Também está na pauta o Projeto de Lei 2.994/2020, da Câmara dos Deputados, que modifica a Lei Geral do Turismo (Lei 11.771, de 2008) com o objetivo de regulamentar o chamado turismo colaborativo.

O turismo colaborativo é a prática em que o hóspede paga sua estadia por meio da prestação de serviços no estabelecimento hoteleiro, sem que isso configure vínculo empregatício. Relatora da proposta, a senadora Janaína Farias (PT-CE) recomendou a aprovação do projeto. 

Outro projeto na pauta é o PL 3.100/2023, do senador Jaime Bagattoli (PL-RO). O texto autoriza a aplicação de recursos dos fundos constitucionais no Programa Terra Brasil. O projeto conta com parecer favorável do senador Rogério Marinho (PL-RN).

O objetivo do Terra Brasil é viabilizar o financiamento da compra de imóveis rurais por agricultores sem acesso a terras ou com pequena área rural, numa espécie de “Minha Casa, Minha Vida” rural.

O presidente da CDR é o senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
+ Relacionadas
Últimas

Newsletter

Fique por dentro das últimas notícias do mundo dos negócios!