Estamos nos aproximando do fim do prazo estipulado para a avaliação das exigências de saúde do Programa Bolsa Família (PBF), com isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador insta seus beneficiários a procederem com o acompanhamento dos cuidados básicos necessários para a manutenção deste auxílio.
Este procedimento, alinhado aos direcionamentos do PBF, inclui a realização do pré-natal para gestantes, o controle nutricional (peso e altura) de mulheres em idade fértil (14 a 44 anos), a atualização do cartão de vacinação e a análise do estado nutricional (peso e altura) de crianças com menos de 7 anos.
Cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família
As ações de acompanhamento se estendem até o dia 29 de dezembro e não necessitam de agendamento prévio. Além de permitir a identificação de situações de vulnerabilidade entre as famílias beneficiárias, permitindo a construção de diagnósticos sociais e o fortalecimento das ações de enfrentamento, o adequado cumprimento das condicionalidades é fundamental para evitar a suspensão do benefício.
Todos os postos de saúde da capital estão prontos para receber os beneficiários do Bolsa Família de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A apresentação de um documento com foto, o cartão do programa, a caderneta da gestante — para as gestantes — e o cartão de vacinação das crianças são requisitos obrigatórios.
Processo de atualização dos dados do Bolsa Família
Em meio à reta final deste processo, Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de saúde, ressalta a importância da atualização dos dados e destaca as ações que a secretaria tem realizado para facilitar este procedimento. “Fizemos mutirões aos sábados para facilitar o acesso, e nossos postos continuam abertos permitindo o acolhimento dessas famílias. Teremos uma semana mais curta por conta do Natal, mas de terça a sexta da próxima semana estaremos aguardando nossas famílias”, afirmou Ana Paula.
Atualmente, o PBF em Salvador tem 311.267 beneficiários que precisam do acompanhamento destas condições de saúde no período de 2023.2 (julho a dezembro de 2023). Até agora, 138.526 beneficiários já realizaram este acompanhamento, o que representa uma cobertura de 45%.